Morgan
Considerado um dos fundadores da antropologia moderna, fez pesquisa de campo entre os iroqueses, de onde retirou material para sua reflexão sobre cultura e sociedade.
Morgan defendeu o Evolucionismo Cultural. Evolucionismo cultural é conhecido como o processo de evolução da humanidade (grupos sociais) oriundo da produção de objetos e costumes - que os ajudasse a conviver com os diferentes tipos de ambientes. As distintas sociedades evoluiriam todas na mesma direção, passando por etapas e fases de desenvolvimento e diferenciação culturais inevitáveis e escalonadas, seguindo uma transformação que levaria do simples ao complexo, do homogêneo ao heterogêneo, do irracional ao racional. Morgan discorrerá sobre a evolução do homem na história, levando em conta dois sentidos independentes: Por um lado, as invenções e descobertas e por outro as instituições primitivas.
A obra mais importante dele é A Sociedade Primitiva.
Sobre o Texto “A Sociedade Primitiva” de Lewis H. Morgan. De modo subdividido, Morgan discorrerá sobre a evolução do homem na história, levando em conta dois sentidos independentes: Por um lado, as invenções e descobertas e por outro as instituições primitivas. 1 - Os Meios de subsistência 2 - O Governo 3 - A linguagem 4 - A família 5 - A religião 6 - A vida doméstica e a arquitetura 7 - A propriedade As Fases da Evolução Os períodos I - Período antigo do estado selvagem
II - Período médio do estado selvagem
III - Período recente do estado selvagem
IV - Período antigo da barbárie
V - Período médio da barbárie
VI - Período recente da barbárie
VII - Fase da civilização
As fases: I - Fase inferior do estado selvagem
II - Fase média do estado selvagem
III - Fase superior do estado selvagem
IV - Fase inferior da barbárie
V - Fase média da barbárie
VI -