ENGENHARIA E SOCIEDADE
ENGENHARIA E SOCIEDADE
PALMAS-TO
16 de Setembro de 2013
ALUNAS: CURSO: ENGENHARIA PERÍODO
ENGENHARIA E SOCIEDADE
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Introdução à Engenharia, de Acordo com o Capítulo 1 do livro Introdução a Engenharia – Autor: Jay B. Brockman.
PROFESSOR:
PALMAS – TO
SETEMBRO DE 2013
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho levamos em consideração o estudo do Capítulo 1 do livro Introdução a Engenharia de Jay B. Brockman , na qual nos proporciona uma visão do nosso ambiente como sendo constituído por seres naturais e artificiais além de discutir o papel dos engenheiros no projeto e fabricação desses. Aborda-se também temas como o sistemas e subsistemas utilizados na engenharia entre outros aspectos de suma importância para a formação de um engenheiro.
2. DESENVOLVIMENTO
Os seres artificiais que existem em nosso planeta e em locais do sistema solar, foram todos projetados e construídos com objetivo de satisfazer as necessidades e desejos complexos da humanidade.
Alguns estudiosos, como Hebert Simon, autor do livro The Sciences of the Artificial (1968), utiliza-se do termo “artefato” para designar os produtos desses processos artificiais que não precisam necessariamente assumir a forma de objeto concreto, podendo estar também nas formas de processos, eventos ou serviços.
O objetivo principal da engenharia é aplicar a tecnologia, em combinação com fenômenos naturais para obter as coisas que desejamos ou de que necessitamos. A engenharia é uma profissão tão variada quanto à necessidade da sociedade.
Dentro da grande diversidade da engenharia, o objetivo principal desse estudo é estabelecer um fundamento comum,