coloração
O cabelo é formado por um tipo de proteína chamada queratina, constituída por uma sequência de 15 a 22 tipos de aminoácidos, principalmente a cisteína, outras proteínas presentes no cabelo são o colágeno responsável pela forma, elasticidade e resistência, e a elastina que é uma proteína fibrilar. Os principais elementos químicos presentes no cabelo são:
Carbono – 43,72 % /Hidrogênio – 6,34 % /Nitrogênio – 15,60 % /Oxigênio – 29,93 %/ Enxofre – 4,85 %
Além destes elementos estão presentes no cabelo: ferro, cobre, zinco, iodo, cobalto, alumínio. A haste do cabelo é formada por três partes, cutícula, córtex e medula.
Cutícula: É o revestimento externo do fio, as células que a forma se chama escamas que são sobrepostas, são muito pequenas e incolores. Elas são unidas por um cimento intercelular rico em lipídios, a cutícula exerce o papel de proteção do córtex e é a parte do cabelo sujeita aos ataques diários dos radicais livres e as propriedades cosméticas.
Córtex: É o corpo real da fibra capilar, representando 90% do seu peso total, ele é formado por células preenchidas por queratina flexível rica em lipídios. É no córtex que são encontrados os grânulos de melanina.
Medula: Ou canal medular, está situado no centro da fibra e sua presença ao longo do cabelo, geralmente, é descontínua ou até ausente. Parece que as células que a compõem rapidamente degeneram, deixando espaço para bolhas de ar. Em humanos seu papel ainda é desconhecido, porém em animais, esta estrutura alveolar parece possuir um papel termo regular. Pigmento natural do cabelo
A melanina é o pigmento natural do cabelo que teoricamente é explicada pela presença de uma enzima – tirosinase, concentrada no aparelho de Golgi dos melanócitos. O pigmento é originado a partir da polimerização do aminoácido tirosina por intermédio da ação da tirosinase. A produção e distribuição é feita pelos