coloração
PREPARAÇÕES DE MICRORGANISMOS PARA MICROSCÓPIO ÓPTICO COLORAÇÃO ZIEHL-NEELSEN)
Compreender princípios e química da coloração de Ziehl-Neelsen.
Executar e observar a coloração de Ziehl-Neelsen para diferenciar os dois grupos de bactérias: álcool-ácido resistentes e não álcool-ácido resistentes.
PREPARAÇÕES DE MICRORGANISMOS PARA MICROSCÓPIO ÓPTICO (outras colorações)
Executar e observar a coloração da cápsula.
Executar e observar a coloração dos esporos.
Saber executar exames microbiológicos directos em produtos biológicas, recorrendo a preparações a fresco entre lâmina e lamela, a colorações negativas, a colorações simples e a colorações diferenciais correntes.
Compreender princípios e química da coloração de esporos e da cápsula.
Texto de apoio
Métodos de coloração para microrganismos.
Colorações: composição, características e execução.
COLORAÇÃO de ZIEHL-NEELSEN
É uma coloração diferencial que permite distinguir as bactérias álcool-ácido resistentes de outras bactérias não álcool-ácido resistentes. Enquanto a maioria das bactérias cora com uma coloração simples ou com a coloração Gram, há algumas que são resistentes a estes métodos de coloração e só podem ser visualizadas pelo método de coloração de Ziehl - Neelsen. São particularmente álcool-ácido resistentes os membros do género Mycobacterium, algumas saprófitas e outras patogénicas. Uma vez que o Mycobacterium tuberculosis e o Mycobacterium leprae representam bactérias patogénicas para o Homem, este método de coloração é de grande valor diagnóstico para a identificação destes microrganismos. No entanto, é preciso ter em conta que também os esporos e as bactérias do género Nocardia, coram parcialmente por esta técnica.
As bactérias álcool-ácido resistentes têm uma parede celular constituída por grandes quantidades de lípidos (60 a 70 %), o que torna extremamente difícil a penetração dos corantes e de outros produtos químicos em