Morbidade Psiquiatrica Infantil
FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O SEU ESTABELECIMENTO
1 INTRODUÇÃO 3
2 METODOLOGIA 3
3 DESENVOLVIMENTO 4
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 4 4.1 O comportamento e o desenvolvimento 4 4.2 O homem é um ser social 5 4.3 As emoções tomam conta do comportamento 5 4.4 O desenvolvimento humano 5 4.5 Anatomia humana 6
5 REFERÊNCIAS 7
Introdução
Este estudo avalia os transtornos psiquiátricos na idade infantil de 5 a 14 anos, que, nos dias atuais tem se ampliado consideravelmente. A dinâmica das políticas públicas atuais têm criado programas de assistência a todas as camadas da população; todavia, no que se refere às crianças tem se tratado do corpo, ficando de fora os transtornos psiquiátricos, de total relevância nessa idade, uma vez que o tratamento mental ainda na infância traz maiores possibilidades de cura, prevenindo problemas futuros nas vidas das crianças.
2- Materiais e métodos
O objetivo deste estudo é avaliar a suspeita de transtorno psiquiátrico na infância, na faixa etária entre 5 á 14 anos. É uma pesquisa do tipo qualitativa. A amostra foi composta por seis mães de crianças de 5 a 14 anos, moradoras do mesmo bairro de Caratinga, e que convivem no mesmo meio.
A pesquisa só foi realizada com as pessoas que aceitaram livremente participar do estudo; com liberdade para deixar de responder alguma pergunta, acrescentar algo à sua resposta, ou mesmo se recusar em participar caso se sentissem que a mesma lhe causasse algum desconforto.
Para coleta de dados foi aplicado pelo pesquisador um questionário validado de morbidade psiquiátrica infantil para crianças de 5 a 14 anos, do autor Almeida Filho (1985), composto por 35 questões. Os dados foram colhidos no dia 8 de novembro de 2012 com as mães que estavam dispostas a participar. Os dados colhidos foram armazenados em computador e posteriormente analisados para demonstração dos resultados.
A