reforma psiquiatrica
1º - Como a loucura foi vista na idade média e no século XIX?
Na idade média era considera como possuídos pelo demônio, e no século XIX era considerada como desvio da conduta normal, ou seja, pessoas loucas eram aquela que se desviavam da moral e dos bons costumes.
2º - Fale a respeito do discurso psiquiátrico e sobre a criação do conceito doença mental e do hospital psiquiátrico:
Segundo o discurso psiquiátrico, o hospital era o único espaço em que o doente era capaz de encontrar a cura. Local, cujas técnicas e procedimentos utilizados era através do isolamento, dentre outras. Tais técnicas tinham cunho eram mais preocupadas principalmente de uma defesa moral e normativa, ou seja, era o reflexode um poder social, ao invés de tratar o paciente num processo de cura. Segundo Foucault, “é neste espaço que se constitui a figura do médico como a do mestre da Loucura”, o detentor do saber, o único profissional capaz de devolver aos pacientes à sua razão, a correta conduta moral e os bons costumes. Através deste discurso que se organizaram em diagnósticos, descrições e sistematizações, sem permitir qualquer possibilidade que as causas deste mal pudesse ser observadas, investigadas de outros pontos de vistas, por exemplo, a dos fenômenos naturais e sociais. Sendo assim criaram o conceito “doença mental como nova nomeação do conceito loucura, pois assim, colocavam fronteiras para as demais ciências. Em suma tanto o saber médico, quanto a internação psiquiátrica,eram apenas instrumentos de poderes institucionais da época.
3º Como o modelo psiquiátrico foi visto no sec. XX e no pós-guerra?
Neste período o modelo psiquiátrico - cujo isolamento dos pacientes parecia modelos de prisão, tipos campos de concentração para não incomodar a sociedade - foi bastante criticado, pela sociedade que passou a censurar este tipo de tratamento. Com a reorganização da Assistência Médica e, o questionamento acerca da ética e da