transtorno psiquiátrico infantil
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – ICS
FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O TRANSTORNO PSIQUIÁTRICO NA IDADE INFANTIL
CARATINGA – MG
2012/2
LEANDRO GOMES DE SALES
FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O TRANSTORNO PSIQUIÁTRICO NA IDADE INFANTIL
Trabalho apresentado ao curso de Psicologia do Centro Universitário de Caratinga – UNEC, nas disciplinas: Análise do Comportamento; Psicologia Social I; Processos Psicológicos Básicos II; Anatomia Humana; Psicologia do Desenvolvimento I.
Professores: Paula Vieira; Vânia Pereira; Eleonora Carvalho; Oton Júnior; Valmo Penna.
CARATINGA – MG
2012/2
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 METODOLOGIA 3
3 DESENVOLVIMENTO 4
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 4 4.1 Fatores que influenciam o comportamento 4 4.2 Somos seres sociais 5 4.3 As emoções 6 4.4 Desenvolvimento humano 6 4.5 O corpo fala 7 4.6 A sociedade ideal 8
5 CONCLUSÃO 8
6 REFERÊNCIAS 9
FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O TRANSTORNO PSIQUIÁTRICO NA IDADE INFANTIL (5 A 14 ANOS)
1 Introdução
Este estudo focaliza o transtorno mental, traz como objetivo central avaliar os transtornos psiquiátricos de crianças na faixa etária de 5 a 14 anos. Fato que tem merecido atenção maior uma vez que esse quadro tem se ampliado nos últimos anos, tanto em casa, como nas ruas e nas escolas. A política de saúde tem feito um trabalho significativo com as populações em termos de assistência do físico, negligenciando a saúde mental que é de suma importância para o desenvolvimento humano, principalmente da criança. Os problemas de saúde diagnosticados mais cedo poderão ser prevenidos, evitando assim, problemas na sua vida futura.
2 Metodologia
Para atender o objetivo proposto neste estudo optou-se pela pesquisa do tipo qualitativa. A amostra foi composta por