A educação na atualidade
Na aula interdisciplinar o professor Gilmar conceituou de forma simples e objetiva o papel da escola que é o de transmitir o conhecimento historicamente acumulado pela humanidade. A professora Mara destacou o significado de educação na Constituição Federal, onde lemos que a mesma tem como objetivo o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Refletindo sobre estes dois conceitos, fica claro para mim que a escola, através da educação deve difundir o conhecimento e preparar o cidadão tanto para o convívio social como para o trabalho.
Atualmente fala-se muito em educação de qualidade, mas o que isso significa? Aprender corretamento o português, matemática, história, geografia e ciências, ou ser competitivo, criativo, aprender técnicas de liderança, falar inglês e preparar-se para o mercado global de trabalho?
Cada vez mais os pais tem a preocupação de oferecer aos filhos a melhor educação possível e empenham-se muito em escolher uma escola que irá prepará-los para o futuro. Isso é um fato, quem não quer ver sua descendência prosperando? Devido ao pensamento neoliberal, a educação hoje não resume-se em obter conceitos científicos, ou o conteúdo em si propriamente dito, é necessário também desenvolver competências e habilidades que ajudarão atuar competitivamente no mercado. Acredito que através da criação de políticas públicas educacionais viáveis e o investimento necessário para que elas sejam eficientes e eficazes, poderemos adquirir um modelo ideal de educação de qualidade que irá suprir o conhecimento científico, o conhecimento humano, técnico e profissional.
Porém, isso não é tudo, como já dizia minha avó: “Educação começa em casa!” Desde a mais tenra idade a criança que é ensinada é capaz de aprender várias coisas e desenvolver várias habilidades. Os pais precisam atuar em seu papel e assumir suas responsabilidades para com os filhos, e não simplesmente