relatorio de fisica campo eletrico
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA
COORDENAÇÃO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO DE FÍSICA
CAPACITORES
CUIABÁ-MT
SETEMBRO DE 2013
1- Objetivos
Calcular a capacitância equivalente para associações em série e em paralelo de capacitores, bem como verificar a distribuição da tensão e da corrente nestas condições e também calcular a carga acumulada nos capacitores.
2- Resumo
Há dois tipos de associações que podemos fazer com capacitores: paralelo e série. Neste relatório mediremos a capacitância, carga e tensão dos capacitores e observaremos o comportamento dos capacitores, verificando que a capacitância equivalente diminui em circuitos em série, e em paralelo é a soma das capacitâncias em cada capacitor.
3- INTRODUÇÃO TEÓRICA
Um capacitor apresenta uma característica elétrica dominante que é simples, elementar. Apresenta uma proporcionalidade entre corrente entre seus terminais e a variação da diferença de potencial elétrico nos terminais. Ou seja, possui uma característica elétrica dominante com a natureza de uma capacitância.
Um capacitor é fundamentalmente um armazenador de energia sob a forma de um campo eletrostático.
Uma das características mais interessantes do capacitor, que possibilita inúmeras aplicações tecnológicas, sobretudo em eletrônica, é o seu tempo de carga e descarga. A capacitância corresponde à relação entre a quantidade de carga acumulada pelo corpo e o potencial elétrico que o corpo assume. Podemos manipular um conjunto de capacitores para se chegar a uma determinada capacitância, que pode ser maior ou menor que a de um só capacitor, essa técnica é muito importante, pois podemos chegar a uma capacitância que atenda a uma necessidade de capacitância especifica, para isso se se usa capacitores com arranjo em série ou em paralelo ou os dois juntos.
4- Procedimento Experimental Materiais utilizados