moral
O que é moral –Moral é um sistema de normas,princípios e valores para regular a vida social, mas a moral se trata de uma característica intima do homem . pq é o que o homem pensa , do eu é certo ou errado , que vem de valores .
Sanches diz que a moral é um sistema de normas e essas normas são obedecidas de forma leve e consciente por convicção , pq cade indivíduo tem como base para si o que é certo ou errado a partir de valores que são ‘’aprendidas’’, pelo meio em que vive , ou pelo caráter .
Moral – relacionada com o intimo pr exemplo ‘’não pode um pai ter filhos com sua legitima filha ‘’ isso é um exemplo de moral que depois foi regulada pelo direito. A moral não sanciona diferente do direito, sua única sanção é o ‘’peso na consciência ‘’.
Critérios de distinção entre direito e moral
A moral é totalmente interna segundo Kelsen , os valores são definidos pela consciência do que é certo ou errado que é um autojulgamento ,ela não é coercitiva , já o direito é totalmente externo ele analisa e julga a conduta do indivíduo, e coercitiva caso não aja de forma correta é aplicada uma sanção.
Referencias – Silvio rodrigues estudo do direito
MORAL- o bem constitui seu valor , a palavra ‘’bem’’ é muito utilizada ao se tratar de moral , na antiga Grécia a palavra bem para o estoicismo(escola filosófica fundada por zanão de cítio)definia bem como conseguir suportarsofrimento , saber se desapegar porque acreditavam que a virtude ra a única fonte de felicidade .
Havia outra escola que era o oposto da anterior era o epicurismo que definiam o bem como algo prazeroso porem de uma forma ordenada separado pela sua importância .
Atualmente consideramos o bem como tudo aquilo que promove a plena realização do indivíduo e de maneira que os interesses do próximo seja levado em consideração .
O bem é conhecido de uma maneira natural aquilo que a natureza ‘’ensina ‘’ para as pessoas (experiência) e isso combinado com a razão cria princípios onde vão orientar a