Levantamento Experimental - Bombas em Paralelo
DUAS BOMBAS EM PARALELO
Carlos De Aviz, Carlos Fagner de Oliveira, Carlos Roberto Eggers, Jean Carlo Karsten, Rafael Gustavo Pedri
Faculdade Anhanguera – Jaraguá do Sul
Máquinas Hidráulicas
Professor Marcelo Pereira, M. Engº
Resumo Neste experimento foi possível utilizarmos a bancada de estudo, onde variamos a pressão de recalque por meio de 2 bombas em paralelo para analisarmos o desempenho das mesmas em diferentes pressões. Palavras-chave: Bomba, Vazão, pressão.
1.
INTRODUÇÃO
Este esboço é parte do processo de aprendizagem do curso de engenharia mecânica requerido pelo professor da disciplina Máquinas Hidráulico, tendo como objetivo apresentar a importância de sabermos os rendimentos/pressão/volume de bombas em paralelo em equipamentos hidráulicos.
2.
FUNDAMENTAÇAO TEÓRICA
Este tipo de associação é utilizado quando a vazão desejada é muito elevada e em casos onde a vazão desejada é variável. Uma das vantagens deste tipo de associação é a segurança operacional que ela proporciona, pois em caso de falha em uma das máquinas, não haverá o colapso total no fornecimento, embora a vazão diminua consideravelmente. Neste tipo de associação, a tubulação de recalque é comum às várias máquinas do conjunto, sendo que a aspiração pode se dar de forma independente ou através de uma tubulação comum, sendo que neste último caso deve-se tomar um cuidado maior com a escolha do diâmetro da tubulação de aspiração para se evitar velocidades excessivas.
Fig.1 Associação de duas bombas iguais em paralelo
3.
IMPLEMENTAÇÃO
Material utilizado:
- Bancada hidráulica didática contendo:
- 2 x Bomba ½ CV, 2 polos, 220V monofásico
- Mangueiras
- Válvulas
- Registros
- Cronometro
A curva característica da associação será obtida somandose para cada valor de H, as vazões de cada uma das
Bombas. Considerando duas bombas iguais funcionando com a mesma rotação, a curva característica da