Moral e ética
Livro: Fundamentos da Filosofia
Questionário sobre moral e ética.
1) A moral é algo pessoal e individual, enquanto a ética é algo que deve ser verdade para a maioria da sociedade.
2) O direito a vida, a valorização do sujeito moral leva à busca de conhecimento do valor das paixões, o que acarreta o individualismo e a anarquia dos valores. Resulta ainda na descoberta de várias situações particulares com suas respectivas morais: dos jovens, de grupos religiosos, de movimentos ecológicos, de homossexuais, de feministas, e assim por diante.
3)a) Discutir se as questões morais interferem na formação do direito; observar como os grandes preceitos morais são também preceitos jurídicos; analisar o conteúdo moral presente nas leis, e por fim ressaltar a relevância de trabalhos científicos.
b) O direito jurídico distingue-se do dever moral por ser exigível. O dever moral não pode ser exigido,enquanto o cumprimento do dever jurídico pode ser a condição para a aplicação de uma sanção jurídica.
c) A moral não se traduz em um código formal como o direito. O direito mantém uma relação estreita com o Estado, enquanto a moral não.
4) Só nos tornamos responsáveis pelo que praticamos quando somos livres. É a responsabilidade que pode ser julgada pela consciência moral do próprio indivíduo e pelo seu grupo social.
5) A liberdade absoluta pontifica que o homem é sempre livre. Sustentando a tese de que o indivíduo possui uma liberdade moral, nesse caso existem meios que reações com que a liberdade é exercida pelo individuo, mas mesmo assim não somos capaz de julgar uma pessoa. Pois, segundo Marx, “Os homens fazem suas própria historia, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstancias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado”.
6)Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples potencialidade ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se