Moral e Ética
1. Introdução
2. MORAL E ÉTICA
2.1 História da Moral e Ética
2.2 Ética aplicada ao Jornalismo
3. JORNALISMO: A PROFISSÃO
3.1 A concepção romântica do jornalista
3.2 Jornalismo no Brasil
3.3 Construção da notícia em realidade
3.4 Implicações na atuação
3.5 Desafios e funções da profissão
3.6 Limites da conduta profissional
4. RESPONSABILIDADE SOCIAL
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1.Introdução
A análise do tema a seguir tem como objetivo mostrar os diferentes pontos de vista do que são ética e moral, e como elas podem interferir no cotidiano do profissional de jornalismo.
Além disso, podemos ver como se a ética e moral estão ligadas direta ou indiretamente ao grandes dilemas que convivem os jornalistas do século XXI, a responsabilidade social.
Esse dilema, que vem gerando muita polêmica entre os profissionais e responsáveis pelo meios de comunicação, levando a diversos debates sobre o tema abordado em relação a ética e moral, sobre tudo, as ações que devem ser tomadas, devido ao grande avanço tecnológico, e o grande aumento de plágio.
2. MORAL E ÉTICA
O que seria a ética e a moral relacionada a comunicação? A etimologia destes termos ajuda a diferencia-los, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.
Essa distinção pode ser compreendida com um estudo paralelo dos dois assuntos, sendo que Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são obtidas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. É a “ciência dos costumes”. A moral tem caráter normativo e obrigatório.
Já a Ética é “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, assim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
A moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a