Moral e Ética
Sempre estamos fazendo avaliações, como "esta moça é atraente" entre outras. Essas afirmações referem-se:
- juízos de realidade: quando partimos do fato de que a moça existe;
- juízos de valor: quando lhe atribuímos uma qualidade que mobiliza nossa atração ou repulsa.
Os valores podem ser lógicos, utilitários, estéticos, religiosos, éticos. Algo possui valor quando não nos deixa indiferente. Eles são herdados, aprendemos desde cedo como nos comportar à mesa, como andar, correr, brincar. Conforme atendemos ou transgredimos os padrões, os comportamentos são avaliados como bons ou maus, seja do ponto de vista ético, estético, religioso, etc.
Há diversos tipos de valores, entre eles estão: valores éticos ou morais.
Moral
- Conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos em um grupo social;
- possui caráter:
* normativo -> refere-se às normas e regras de ação
* factual -> refere-se às ações concretas (comportamento) do indivíduo de acordo com os princípios, valores e regras do grupo
Consciência moral: antes da ação -> aconselha-nos ou proíbe-nos; após a ação -> manifesta-se como sentimento de satisfação ou remorso.
Formas relacionadas à moral:
- imoral:é tudo aquilo que contraria o que diz respeito da moral. Quando há falta de pudor, quando algo induz ao pecado, à indecência, há falta de moral, ou seja, há imoralidade.
- amoral: é a pessoa que não tem senso do que seja moral, ética. A questão moral para este indivíduo é desconhecida, estranha e, portanto, “não leva em consideração preceitos morais”.
- moralismo: sistema filosófico que defende a primazia exclusiva da moral. Excesso de preocupação com questões de moral, tendendo para a intolerância e o preconceito; puritanismo.
Caráter histórico e social da moral: a fim de garantir a sobrevivência, o ser humano age sobre a natureza transformando-a em cultura. Para que a ação coletiva seja possível, são estabelecidas regras que organizam as relações entre os