Moral e maquiavel
Trabalho apresentado como Avaliação Parcial da disciplina de Ética, Política e Sociedade – Prof. Renata Pamplin – 2º semestre de 2011 – Aluna: Ana Jacqueline Silva, Crislaine Souza, Fernanda Prazeres, Kelly Tavares, Nalyan Vieira, Tatiana Gonçalves, do curso de Psicologia do 1º período do turno da manhã.
TEMA: MORAL E MAQUIÁVEL
SUMÁRIO
1 BIOGRAFIA NICOLAU MAQUIAVEL 2
2 PRINCIPAIS IDEIAS NA FILOSOFIA 3
3 PRINCIPAIS OBRAS 4
4 CONCEPÇÃO MORAL 5
5 CONCEPÇÃO POLÍTICA 7
6 REFERÊNCIAS 10
1 BIOGRAFIA NICOLAU MAQUIAVEL
Filósofo político do século XVI. Nasceu em Florença a 3 de Maio de 1469, e morreu em 20 de Junho de 1527.
Nada se sabe da sua vida antes de entrar ao serviço da República de Florença, após a queda do governo clerical de Sovanorola, para além de ser filho de um jurista. Maquiavel serviu na administração da República de Florença, de 1498 a 1512, na segunda Chancelaria, tendo substituído Adriani, e como secretário do Conselho dos Dez da Guerra (Dieci di Libertà et Pace), a instituição que na Signoria tratava da guerra e da diplomacia.
Tornou-se um conhecedor profundo dos mecanismos políticos e viajou incessantemente participando em vinte e três embaixadas a cortes italianas e europeias, conhecendo vários dirigentes políticos, como Luís XII de França, o Papa Júlio II, o Imperador Maximiliano I, e César Bórgia.
Em 1500 foi enviada a França onde se encontra com Luís XII e com o Cardeal de Orleães.
A sua missão mais memorável, acontecida em 1502 quando visitou César Bórgia estabelecido na Roma.
Foi objeto de um relatório de 1503 “intitulado como Descrição da Maneira empregue pelo Duque Valentino (César Bórgia) para Matar Vitellozzo Vitelli, Oliverotto da Fermo, Signor Pagolo e o Duque de Gravina, Orsini”, no qual descreveram com uma precisão cirúrgica os assassinatos políticos do filho do Papa Alexandre VI Bórgia, explicando subrepticiamente à arte política ao principal dirigente de Florença,