A moral pol tica de Maquiavel
MORAL: É o conjunto de regras que temos de seguir para vivermos em sociedade. Essas regras são determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral; quem não segue é uma pessoa imoral.
ÉTICA: A ética é a reflexão sobre as regras morais. A reflexão ética contesta, inclusive, as regras morais vigentes, podendo entende-las, por exemplo, como ultrapassadas. POLÍTICA
- Para ser um bom governante aqui na terra, ter sucesso como político, as vezes ,vai ser preciso, usar máscaras, ser astuto. Para Maquiavel o conceito de “bom” para o Cristianismo é diferente do conceito de “bom” para a vida política. Maquiavel afirma que na vida política as vezes é preciso parecer aquilo que não é.
- Para ser um bom governante aqui na terra, ter sucesso como político, é preciso ser mal quando necessário. Para Maquiavel os fins justificam os meios. Se é pra salvar a cidade, as vezes o político deverá ser mal, mentir, para depois conseguir sucesso.
- Maquiavel diz que há uma grande distância entre como se vive e como se deveria viver.
Para Maquiavel aquele que abandona o que faz pelo que deveria fazer estará a caminho da ruína e não a caminho da preservação. O mais o conveniente é procurar “A verdade efetiva das coisas”(veritá effetuale dele cose).
POLÍTICA
- Maquiavel exemplifica o conflito entre a ética tradicional do indivíduo, especialmente da ética cristã, e as exigências da ação política, contando a história de César Bórgia, príncipe, cardeal e nobre italiano que, certa feita, após abandonar a carreira religiosa e virar guerreiro, cortou um homem ao meio.
- Para a ética cristã é errado matar e César Borgia quebrou um princípio ético tradicional.
- Para a ética política, César Bórgia agiu de maneira correta pois ao matar esse homem ele evitou uma guerra civil e a morte de muitas pessoas com essa guerra.
:Conclusão: PARA MAQUIAVEL, POLÍTICA E MORAL PERTENCEM A SISTEMAS ÉTICOS
DIFERENTES.