Analise de conjuntura
Acontecimento
Cenários
Atores
Relação de Força
Articulação
No Acontecimento: Temos nesta fase, que distinguir os acontecimentos dos fatos. Todos os dias acontecem algo relevante, mas temos que ter um olhar diferencial para separar os fatos considerados como acontecimentos. Um exemplo: Estima-se que no Brasil há cerca de 100 mil homens com câncer de neoplasia maligna da laringe. Isto é um fato para as famílias brasileiras e uma estatística para a sociedade. Mas se o ex Presidente da Republica estiver um câncer, isto se torna um acontecimento.
Partimos para o Cenário. Onde ocorre os acontecimento. O cenário marca a história de uma sociedade, de uma guerra ou uma tragédia. Um exemplo claro de cenário foi o atentado as torres gêmeas World Trade Center. Hoje se da lugar ao “Memorial e Museu Nacional 11 de Setembro” No entorno do memorial foram plantadas mais de 400 árvores, para criar mais um espaço de convivência. “A ideia foi dar a impressão de uma constante ausência no ambiente.” (Luciana Carvalho/Abril).
Atores é a terceira categoria: Em todo um enredo existe um ator; ator é aquele que esta representando algo, tanto para a sociedade, quanto para um grupo ou uma classe. Um exemplo: A desocupação dos índios da aldeia Maracanã. Como atores desta análise podem citar a imprensa e grupos manifestantes. Além de ser algum grupo reivindicando algo também temos como atores os partidor políticos, rádios, sindicatos, jornais e até a igreja.
Relação de Força: São confrontos entre ideais, onde desejam a aprovação pela a maioria. A vitória significa a força que o individuo teria naquele meio . Um exemplo é a eleição de candidato á algo no país, são grupos concorrente , onde sempre ganha o mais conhecido, onde a empresa dá mais audiência para aquele que aparentemente é o mais forte, tornando –se assim uma ajuda para o candidato a sua eleição.
Análise de fato, nos mostra a