Analise conjuntura
Afinal é uma mistura de conhecimentos e descobertas que nos levam a realidade de um fato ou acontecimento.
Vale ressaltar que uma análise de conjuntura é formada de ferramentas que compõe uma categoria, que são: acontecimentos, cenários, atores, relação de forças, articulação.
Sendo assim, identificarmos os principais acontecimentos, determinado momento e o período do tempo é o passo essencial para se caracterizar uma conjuntura. A maior importância na análise de conjuntura é a percepção dos acontecimentos, saber distinguir os fatos dos acontecimentos.
Na visão do autor Herbert José de Souza, o acontecimento é mais importante que um fato, pois é algo que causa impacto.
Os cenários se caracterizam como espaço físico, um exemplo disso é a ditadura militar, onde o cenário do poder e da luta contra esse poder serão diferentemente dos cenários de uma sociedade democrática, onde em uma seria quartel e na outra , o parlamento, as ruas.
Outra categoria muito importante na conjuntura é a de atores; eles são os componentes fundamentais para a análise. Ele quem representa algo para sociedade encarna uma ideia, projeto. Uma classe social, uma categoria social, um grupo também podem ser atores sociais. A ideia de ator também engloba instituições, sindicatos, partidos políticos, jornais, televisão e igrejas.
Há uma relação entre as partes dos grupos, classes sociais e atores, onde, essa relação pode ser de confronto, de coexistência, cooperação pois estarão sempre revelando uma força de domínio e igualdade entre eles. Essas relações de forças também podem se revelar através de indicadores até quantitativos, como eleição: sendo o número de votos a indicação da relação