Análise de conjuntura
Gabriela Louise da Silva e Souza
Trabalho de Sociologia
APUCARANA, 1 DE JUNHO DE 2014
1 ALGUMAS CATEGORIAS PARA ANÁLISE DE CONJUNTURA
ACONTECIMENTOS
São aqueles fatos que adquirem sentido especial para um país, uma classe social ou um grupo social.
CENÁRIOS
São os espaçõs onde as ações sociais se desenvolvem. Cada cenário apresenta particularidades que influenciam o desenvolvimento das ações; o siples fato de mudar o cenário já é uma indicação importante de mudança no processo.
ATORES
Um determinado indivíduo é um ator social quando ele representa algo para a sociedade; instituições também podem ser atores social, por exemplo, sindicatos, partidos politicos, jornais, rádios, emissoras de TV, igrejas, etc.
RELAÇÃO DE FORÇAS
É a relação, que pode ser de coexistência, cooperação, dominío, subordinação ou igualdade, entre as classes sociais e os atores sociais gerando uma situação.
A relação de forças sofre mudanças pernamentemente, por isso a política é tão cheia de surpresas.
ARTICULAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E CONJUNTURA
São os acontecimentos desenvolvidos pelos atores sociais definindo uma conjuntura; eles tem relçao com a história, com o passado e com relaçãos sociais.
Há duas maneiras de interpretar os acontecimentos: A partir do ponto de vista do poder dominante, ou a partir do ponto de vista da oposição do poder dominante, que são as classes subordinadas e movimentos populares.
2 SISTEMA DO CAPITAL MUNDIAL. DADOS GERAIS
DESCRIÇÃO DO SISTEMA CAPITAL MUNDIAL
Empresas transnacionais, caracterizadas pelo uso de tecnologia avançada, pela supercapacidade de produzir bens sofisticados e pela produção em massa a nível mundial e com objetivo de maximia os lucros, é a ponta do capitalismo contemporâneo.
O capital mundial é um sistema produtivo articulado em escala mundial sob