Analise de Conjuntura
Uma análise de conjuntura é um retrato dinâmico de uma realidade e não uma simples descrição de fatos ocorridos em um determinado local e período. Ela deve ir além das aparências e buscar a essência do real. Porém, a realidade mundial, nacional ou local, é multifacetada, o que torna difícil a sua apreensão à primeira vista. O desafio de qualquer análise de conjuntura é compreender as inter-relações das partes que forma o todo, pois a totalidade é um conjunto de múltiplas determinações.
Uma análise de conjuntura não é uma obra neutra, tomada independentemente de um posicionamento político, já que a escolha das variáveis de análise pressupõe uma escolha diante da realidade.
CONJUNTURA versus ESTRUTURA
Análise de conjuntura quer dizer análise de conjunto. É a análise das partes que forma um todo complexo. A estrutura, por sua vez, é a interligação do conjunto formado pela reunião das partes ou elementos de uma determinada ordem ou organização. A conjuntura está relacionada com os ciclos de curto prazo da economia e da política, enquanto a estrutura está relacionada aos ciclos de longo prazo.
A análise de conjuntura deve começar traçando um panorama da situação mundial devido ao caráter internacional do sistema econômico em que vivemos. Atenção especial deve ser dada aos países capitalistas avançados, comumente chamados de países do Primeiro Mundo. É necessário compreender a dinâmica do centro do capitalismo internacional e a irradiação de suas influências, pois a economia mundial está interligada através de relações de domínio, dependência e subordinação. As diferenças entre as diversas regiões do mundo e dos blocos regionais também precisam ser analisadas, antes de se partir para a análise local.