Análise de conjuntura
SOUZA, Herbert José de. Algumas categorias para a análise de conjuntura. In:___. Como se faz análise da conjuntura. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1988. p. 9 - 18
_______________________________________________
“Para se fazer análise de conjuntura são necessárias algumas ferramentas próprias para isso. São as categorias com que se trabalha: acontecimentos cenários atores relação de forças articulação (relação) entre ‘estrutura’ e ‘conjuntura’.” (p. 9)
“Cada uma destas categorias merece um tratamento à parte, mas no conjunto elas poderiam ser estudadas como elementos da ‘representação da vida’ ou uma peça de teatro.” (p. 9)
“Na análise da conjuntura o importante é analisar os acontecimentos, sabendo distinguir primeiro fatos de acontecimentos e depois distinguir os acontecimentos segundo a sua importância.” (p.10) “Identificar os principais acontecimentos num determinado momento, ou período de tempo, é um passo fundamental para se caracterizar e analisar uma conjuntura.” (p.11)
“As ações da trama social e política se desenvolvem em determinados espaços que podem ser considerados como cenários.” (p.11)
“Um determinado indivíduo é um ator social quando ele representa algo para a sociedade (para o grupo, a classe, o país), encarna uma idéia, uma reivindicação, um projeto, uma promessa, uma denúncia.” (p.12)
“As classes sociais, os grupos, os diferentes atores sociais estão em relação uns com os outros. Essas relações podem ser de confronto, de coexistência, de cooperação e estarão sempre revelando uma relação de força, de domínio, igualdade ou de subordinação.” (p.13)
“A questão aqui é que os acontecimentos, a ação desenvolvida pelos atores sociais, gerando uma situação, definindo uma conjuntura, não se dão no vazio: eles têm relação com a história, com o passado, com relações sociais, econômicas e políticas estabelecidas ao longo de um processo mais longo.” (p.14)
“Tão importante quanto aprender o sentido de