Moral e etica
Um dos perigos da radiação nuclear é que ela é invisível. A exposição à radiação nuclear é perigosa para a saúde quando é acima de 4 grays, que é a unidade de medição da radiação nuclear. Nestes casos, quando um indivíduo é exposto à doses altas, acima de 4 grays de radiação nuclear, o corpo sofre mudanças e as células são alteradas promovendo o desenvolvimento de doenças graves e até levando à morte.
A radiação nuclear é invisível e indolor, mas o mal estar e os vômitos que uma exposição à radiação nuclear pode produzir começam no dia seguinte ou até um ano após a exposição, e a gravidade das doenças e consequências para a saúde gerada pela exposição à radiação está relacionada com a quantidade e tempo de exposição ao material radioativo.
O grau de alteração genética na estrutura celular que a radiação causa em cada pessoa exposta pode inclusive contaminar gerações futuras.
Como se proteger da radiação
Para se proteger da exposição à radiação nuclear e dos seus efeitos no caso de algum acidente nuclear, é preciso: 1. Limitar o tempo de exposição à fonte de radiação. 2. Ir para o mais longe possível da fonte de radiação. No caso de um acidente nuclear em alguma central é necessário evacuar o perímetro ao redor da fuga de radiação e a distância dependerá da quantidade da fuga. 3. Usar roupas próprias que dificultem a passagem da radiação até o contato com a pele. Em áreas contaminadas por radioatividade nuclear é proibido fumar, comer ou beber água.
A organização mundial de saúde aconselha também às pessoas usarem luvas de vinil, máscaras para filtrar o ar e lavar com frequência as mãos evitando levar as mãos à boca.
A contaminação radioativa pode ocorrer externamente através do ambiente contaminado ou pela ingestão de comida contaminada. Ambos os tipos de radiação podem ser fatais.
Efeitos da Radiação Nuclear na Saúde
Os efeitos da radiação nuclear para a saúde vão depender do tempo e do grau de exposição a que o indivíduo