Liderança e desenvolvimento de equipes efetivas
Neste tema, abordaremos a importância do líder para o desenvolvimento de uma equipe efetiva, lembrando que a reflexão ética deve estar sempre permeando as relações entre o líder e sua equipe de trabalho.
Ao constituírem uma equipe de trabalho, as pessoas se destacam pelas diferenças individuais. Para que elas possam trabalhar satisfatoriamente em equipe, precisam de liderança.
Desenvolvimento de Equipes Efetivas
Nos últimos anos, as organizações vêm realizando grandes modificações nas práticas de gestão e na forma como organizam o trabalho. Estas modificações estão levando as organizações a substituir um modelo baseado na hierarquia, na racionalização e divisão do trabalho cuja ênfase estava nas rotinas, no controle e na disciplina, por outro mais flexível voltado para a multifuncionalidade, a mudança e a inovação. Dentro deste contexto, as organizações começam a incentivar a formação e o desenvolvimento de equipes, considerando-as como a unidade básica de desempenho organizacional. Na área de gestão, surge um grande interesse por modelos e programas que possibilitem a criação de equipes efetivas, preparando as organizações para enfrentar os desafios do ambiente competitivo. Como conceito de equipe, proposto por Katzenbach e Smith (1993), que procura diferenciar as equipes verdadeiras de um mero grupo de pessoas com uma tarefa em comum, “uma equipe é um pequeno número de pessoas com habilidades complementares que estão comprometidas com um propósito comum, metas de desempenho e uma abordagem pelos quais se mantém mutuamente responsáveis”.
Embora exista uma grande variedade de tipos de equipe, todas elas possuem critérios de efetividade que estão vinculados aos objetivos das organizações nas quais estão inseridas. Ainda que alguns autores (González, Silva e Cornejo, 1996) procurem salientar a existência de critérios internos ao grupo para avaliar a sua efetividade, Katzenbach e Smith (1993) afirmam que uma