Brasil Copa
Segundo Graham Lee by
Um profissional que busca exercitar uma liderança efetiva possivelmente deve desenvolver algumas habilidades para atuar diante de um cenário paradoxal que se apresenta na maioria das organizações e do mundo inteiro.
Este paradoxo consiste em duas forças, que se apresentam de forma antagônica, representando, cada uma, interesses diferentes. O que vemos nas organizações hoje é que de um lado estão os valores, as crenças e as convicções de uma pessoa, ou seja, o que é “verdade para si”, e do outro lado, está “promover a verdade da organização, suas metas, necessidades e objetivos.
Gestor
Agir segundo suas convicções, sendo
“verdadeiro consigo próprio”.
Empresa
O Paradoxo da
Liderança
Alcançar aspectos importantes para a organização através das pessoas, sendo “verdadeiro com estes propósitos”.
Este paradoxo, como mostrado na figura acima, pode não existir quando os valores individuais estão perfeitamente alinhados com os da organização. Isto seria uma situação ideal para indivíduos e empresas, pois poderia representar uma identificação completa dos primeiros com os seus trabalhos dentro das organizações. Porém, para alguns, isto é uma situação muito rara ou até mesmo considerada utópica. Para que haja ou mantenha uma relação assim é necessário um significativo esforço em se manter consciente desta situação. Em cenários nos quais gestores exercem influência em organizações sempre há uma tensão entre os desejos e necessidades dos mesmos com as do meio corporativo.
1
Tensões entre necessidades individuais x corporativas
Direcionamento/Necessidades
Individuais
Direcionamento/Necessidades
Corporativas
Demonstrar habilidade para compreender e motivar as pessoas.
Fazer com que as tarefas sejam realizadas e produzir resultados.
Estabelecer um equilíbrio entre trabalho e família para uma melhor qualidade de vida.
Promover um significativo comprometimento da
equipe