Moral e direito
O termo sociedade pode ser empregado como sinônimo de grupo social, que significa “qualquer agrupamento de pessoas em processo de interação”. É um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura e que interagem entre si para formar uma comunidade.
As formas de interação social são ações que acontecem entre vários grupos ou individualmente, são fatores que procuram explicar o modo como pessoas ou grupos interagem na sociedade. Alguns desses processos são: * Cooperação: as pessoas estão movidas por um mesmo objetivo e valor, por isso conjugam seus esforços. A interação se mostra direta e positiva. * Competição: há uma disputa, uma concorrência em que as partes procuram obter o que almejam, uma visando a exclusão da outra (consiste em tentar superar os outros). A interação se faz indireta e sob muitos aspectos positivos. * Conflito: se faz presente à partir do impasse, quando interesses em jogo, não logram uma solução pelo diálogo e as partes recorrem a agressão, moral ou física, ou buscam a mediação da justiça. São fenômenos naturais a qualquer sociedade, empenhando-se em conflitos os homens provocam as mudanças sociais. Quanto mais a sociedade se desenvolve, mais ela está sujeita a novas formas de conflito, tornando a convivência, se não a maior, certamente um dos seus maiores desafios.
Características da sociedade: * Multiplicidade de indivíduos: trata-se de um conjunto ou agrupamento de pessoas; na definição de Thomas Aquino: “a reunião de homens para fazer algo em comum (adunatio hominum ad aliquid unum communiter agedum). * Interação: é indispensável que haja interação entre indivíduos de uma sociedade, que desenvolvam ações recíprocas, de forma que a ação de uns correspondam a ações correlatadas de outros, dentro de uma estrutura bem definida. Segundo Piaget, a sociedade se define como a multiplicidade de interações de indivíduos humanos. * Previsão de comportamento: cada um age orientando-se pelo provável comportamento