monografia sindrome dow
FACULDADE SUMARÉ
LITERATURA INFANTIL
Resumo - Literatura infantil: origens, visões da infância e certos traços populares.
CRISTIANE 1321315
ELIANA ROSA 1320913
JOYCE MIKAELLI 1320719
MARIA EDLEUZA 1323377
MARIA RITA 1415996
Literatura infantil: origens, visões da infância e certos traços populares.
O objetivo deste artigo é comentar certos aspectos ligados ao estudo da chamada literatura infantis.
Se ao contrário partirmos do pressuposto de que a literatura infantil é fundamentalmente ligada, tanto no plano do conteúdo como no da forma, as manifestações da tradição popular. Numerosos estudiosos partindo do pressuposto de que só se pode realmente fala em literatura infantil a partir do século XVII.
Antes disso as crianças vistas como adultos em miniatura, participavam desde a mais tenra idade da vida adulta, Denise Escarpit inicia seu trabalho já no século XVII a mencionar diversas atividades expressivas e populares como as adivinhas rimas infantis. Faz ainda uma interessante associação entre a cultura popular, o que era produzido pelo e para o povo e oferecido as crianças diz a autora.
Que essas narrativas eram compartilhadas por adulto e criança é fato, conhecido e confirmado por Phillipe Áries e Peter Burke entre muitos outros historiadores, em todo caso é certo que por está época poucas crianças iam à escola ou permaneciam nela por muito tempo, na verdade a criança de mais de sete anos ocupava ao que parece o papel de um pequeno adulto, inexperiente e frágil, incapaz de certas coisas, mas já uma pessoa importante, com força na família e sociedade.
A visão que tem hoje do que é ser criança é ligada naturalmente ao nosso contexto histórico, social, cientifico e cultural.
Em outras épocas existiram outras crianças tratadas de outra forma, ocupando outro espaço dentro da família e sociedade, da mesma forma no plano conteúdo, muitos pontos de contato unem os contos