Monografia Final
Com o grande aumento no mercado da aviação acarretando um grande aumento no número de aeronaves e consequentemente no número de acidentes, com isso viu se a necessidade de melhorar a qualidade do treinamento dos pilotos e assim melhorando segurança aérea, minimizando acidentes e incidentes aeronáuticos.
Tanto durante os procedimentos de rotina quanto durante operações de emergência o piloto de uma aeronave deve agir de maneira rápida, sistemática e eficiente, visto que quanto maior a gravidade da situação menor é o tempo para a tomada de decisão para correção da mesma. Sendo que uma atitude errada ou equivocada pode colocar em risco a segurança da aeronave e seus ocupantes. Assim a rapidez de raciocínio do piloto constitui num fator fundamental para a correção de instabilidades operacionais, apesar da alta tecnologia dos sistemas e dispositivos instalados na aeronave.
Nesse contexto, o treinamento de pilotos tem exigido há muito tempo, uma atenção especial por parte das empresas aéreas. Varias pesquisas vem sendo desenvolvidas a fim de aprimorar o treinamento de pilotos e seus aprendizados.
Assim podemos dizer que o simulador de voo é um instrumento essencial para o treinamento e especialização do aviador por vários motivos entre eles a redução do tempo de formação e treinamento periódico, permitindo o treinamento de procedimentos e manobras especificas de voo com segurança e redução de custos operacionais.
Este trabalho tem como objetivo ressaltar a importância de um treinamento em simulador de voo, assim como sua aplicação na qualificação e atualização do conhecimento dos tripulantes sobre a operação de uma aeronave e de procedimentos de emergência, assim como as vantagens deste tipo de treinamento.
A metodologia da pesquisa aplicada neste trabalho foi à pesquisa bibliográfica, documental e de campo onde foram pesquisados documentos, regulamentos, livros e consultas a pessoas responsáveis por instruções em simuladores em empresas aéreas. O método