Monografia Final
Instituto de Letras
Departamento de Teoria Literária e Literaturas
Monografia em Literatura
CAMILA RATHGE RANGEL PEREIRA
SINGULARIDADES FEMININAS: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM CONTOS DE MACHADO DE ASSIS E DE EÇA DE QUEIRÓS.
Orientador: Professor Dr. Edvaldo Bergamo
Brasília – DF
2013/2
CAMILA RATHGE RANGEL PEREIRA
SINGULARIDADES FEMININAS: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM CONTOS DE MACHADO DE ASSIS E DE EÇA DE QUEIRÓS.
Monografia apresentada ao Departamento de Teoria Literária e Literatura do Instituto de Letras da Universidade de Brasília como requisito para obtenção do título de Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura.
Orientador: Dr. Edvaldo Bergamo
Brasília – DF
2013/2
RESUMO
O século XIX presenciou diversas transformações, econômicas e sociais, em todo o mundo. No campo da literatura, não poderia ter sido diferente, tendo ficado marcado pelo nascimento do Realismo, em detrimento de um idealismo decadente. Nesse contexto histórico, essa monografia visa analisar a representação feminina em três contos do escritor brasileiro Machado de Assis - “Singular Ocorrência”, “Uns Braços” e “Missa do Galo” - e outros três do escritor português Eça de Queirós, “Singularidades de uma rapariga loura”, “No Moinho” e “José Matias” -, com o intuito de destacar as singularidades de cada personagem à luz da cosmovisão de cada autor.
Com vistas a uma maior contextualização, o trabalho se inicia com teorizações a cerca do gênero conto, partindo do espaço mundial até chegar às especificidades brasileiras e portuguesas, reforçadas pela posição de destaque que os artistas em tela ocuparam e ainda ocupam no cenário literário. Avança-se para o estudo dos contos, que segue uma linha cronológica, na qual se evidencia a evolução literária dos contistas e consequentemente da complexidade das personagens.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. A TEORIA DO CONTO 7
3. O CONTO EM LÍNGUA