RESUMO P1 Instrumenta O 1
INSTRUMENTAÇÃO
Conceitos
Instrumento: Equipamento responsável por medir, registrar ou indicar as variáveis de processo produtivo. Controle: Verificação de uma variável para possíveis correções, para que esta permaneça dentro de uma tolerância de trabalho pré determinada.
Medir: Determinar ou verificar a extensão de uma grandeza ou variável.
Registrar: Gravar uma informação em papel ou arquivo eletrônico.
Indicar: Exibir o valor de uma variável.
Variável: Condições ou situações que ocorrem em um processo produtivo, que podem ou não interferir no processo. Ex.: temperatura, pressão, vazão, nível.
Processo: Série de ações sistemáticas visando a um certo resultado. Pode ser sequências de operação de um ambiente fabril, ou as variações ambientais naturais, urbanas, etc.
Sensor: Dispositivo que responde a um estímulo físico/químico de maneira específica e mensurável. Sensor é um dispositivo sensível a alguma forma de energia do ambiente (luminosa, térmica, cinética), relacionando informações sobre uma grandeza que precisa ser medida (pressão, velocidade, corrente, aceleração, posição). Realizam a interface entre equipamentos eletrônicos e o mundo físico, convertendo quantidades não elétricas (físicas ou químicas) em sinal elétrico.
Transdutor: É um dispositivo que transforma uma energia em outra para que esta possa ser utilizada em um sistema de controle ou instrumento de medida (geralmente um sinal elétrico). Para esta conversão, geralmente usa-se um elemento sensor.
Motivações para a pesquisa em instrumentação
Necessidade de medir as variáveis ambientais;
Necessidade de implementar sistemas automáticos (controle);
Pesquisa e criação de modelos físicos, químicos, biológicos que necessitam de medidas e constatações. Sistema de medida
Um sistema de medida pode ser dividido em três módulos funcionais: o sensor/transdutor, a unidade de tratamento do sinal e o dispositivo mostrador.
1) O transdutor é o módulo do SM que está em contato com o que está sendo medido.