Monografia - Auto estima
“A felicidade é a satisfação consigo mesmo” Aristóteles,300 a.C.
1- AUTO – ESTIMA
Sobre este tema muito já se tem falado, escrito e estudado, mas talvez nunca tenhamos dado a devida atenção a ele. Cada um decide a pessoa que é a cada momento, e se não estiver gostando poderá mudar. Acreditar na capacidade de decidir a sua própria vida é um passo essencial para ter auto-estima e realizar seus sonhos e ideais. A valorização de si mesmo é um processo que se constrói no dia-a-dia e que existe em seu mundo interior, saber dos recursos de que pode lançar mão, nos bons e maus momentos, confiar em si mesmo. A auto-estima fortalece, dá energia e motivação, ela inspira a obter resultados e permite sentir prazer e satisfação diante das realizações.
Auto-estima é a opinião e o sentimento que cada um tem por si mesmo. É ter consciência de seu valor pessoal, acreditar, respeitar e confiar em si, e essa crença, juntamente com o amor próprio, são a base para o ser humano viver em harmonia consigo e com o mundo à sua volta. É a cura para todas as dificuldades e sofrimentos, e mais, é a cura para todas as doenças de origem emocional e relações destrutivas.
A formação da auto-estima começa na infância, a partir de como as outras pessoas nos tratam. Ou seja, as experiências do passado exercem influência significativa na auto-estima quando adultos. O conceito que temos de nós próprios não é algo herdado, mas sim aprendido com o que nos rodeia, mediante a valorização que fazemos, do nosso comportamento e da assimilação e interiorização da opinião dos demais em relação a nós. A auto estima nos impulsiona a atuar, a seguir em frente e motiva-nos para perseguir os nossos objetivos.
A auto-estima influencia tudo que fazemos, pois é o resultado de tudo que acreditamos ser, por isso o autoconhecimento é de fundamental importância para aumentar a auto-estima. Ou seja, confiar em si mesmo, ouvir sua intuição, acreditar em sua voz interior, respeitar seus limites,