Monitorando a aprendizagem
A. O texto mostra que a descrição das máquinas por trabalhadores ingleses nem sempre teve as mesmas motivações. Explique cada uma delas.
Uma delas é que os trabalhadores quebravam para protestar sobre os seus direitos e a outra era que eles destruiam as máquinas que economizavam sua mão de obra para que sua presença se tornasse mais importante.
B. O texto também mostra que os empresários capitalistas nem sempre aceitavam as inovações tecnológicas da mesma maneira. Explique por quê.
Porque eles não viam as inovações como modo para obter lucro e sim de maneira que iria proteger eles contra a falência.
C. Ainda é possível observar, nos dias de hoje, rejeições às inovações tecnológicas? De que segmentos sociais elas partem?
Sim, ainda existe, tem muitas empresas que tem medo de investir em inovações e não ter lucro e acabar colocando dinheiro fora.
2. Você aprendeu que a sociologia é um saber cientifico que nos ajuda a entender que certas ideias e fenômenos sociais nem sempre foram percebidos como os percebemos hoje. Um bom exemplo é o tempo. Responda:
A. De que modo o tempo era medido, controlado e percebido na Idade Médio?
Na Idade Média não tinha tecnologias para controlar a hora, o tempo era controlado de acordo com o dia, os trabalhadores trabalharam até o por do sol.
B. Que situações contribuíram para que o tempo passasse a ser percebido como riqueza? O relógio, com o relógio o tempo começou a ser controlado e os trabalhadores começaram a trabalhar mais; com os serviços do que com sua própria família.
4. Defina, com suas palavras, o conceito de racionalidade formulado por Max Weber.
As pessoas dão mais atenção para o trabalho para obter mais conforto e