Monitorando a aprendizagem
Página: 28
1. Leia o texto a baixo:
Chama-se suicídio todo caso de morte que resulta, direta ou indiretamente, de um ato positivo ou negativo, executado pela própria vitima e que ela sabia que deveria produzir esse resultado. [...] Mas o fato assim definido interessa ao sociólogo?
Émile Durkheim, O suicídio, 1897
Neste texto, Durkheim indaga se o suicídio é um fato social – pois esse é o objeto que o sociólogo estuda. Com base nas características do fato social, responda à questão levantada pelo autor.
R: E partindo da definição do próprio Durkheim, de que fato social é toda ação externa ao indivíduo mas que influencia seu comportamento, podemos dizer que o suicídio é sim um fato social quando é caracterizado pela externalidade (o que quase sempre acontece), pois são fatores externos (sociais) que o levam a esse ato extremo.
2. Com suas palavras, defina a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.
R: A mecânica, consiste nas solidariedades como, doar, etc... Já a orgânica, consiste nas solidariedades, que vão favorecer a nós mesmos, e não aos outros.
3. Sempre ouvimos dizer que a educação formal (a que acontece nas escolas) e a educação informal (a que acontece no ambiente familiar, na igreja ou em outros espaços) são fundamentais para integrar os indivíduos à sociedade – seja porque elas unem as gerações mais novas às mais antigas, seja porque transmitem aos indivíduos as regras e valores da sociedade em determinado momento. Essa afirmação está afinada como o pensamento de Durkheim, que julgava a educação um fato social de maior importância. Você concorda com essa idéia? Argumente.