oxi gas
2.1. Fontes de energia para soldagem
A classificação da fonte de soldagem é realizada a partir da origem do calor utilizado para fundir e soldar os materiais desejados, sendo deste modo é classificadas em:
• Energia química;
• Energia radiante;
• Energia mecânica;
• Energia elétrica.
2.1.1. Fontes de energia Química
São aquelas que utilizam o calor gerado por alguma reação química (todo o material possuiu energia química armazenada no seu interior). Deste modo podemos subdividir essa fonte de acordo com a transformação química dos materiais:
• Transformação de elementos radioativos;
• Combustão (realizada pelo processo de soldagem oxigás);
• Interação entre metais e soluções (soldagem por aluminotermia). O processo de combustão pode ser descrito como sendo a energia química armazenada nos combustíveis que é liberada através da combustão. Os combustíveis reagem com o oxigênio produzindo água e dióxido de carbono e liberando parte da energia armazenada nas ligações químicas
2C2H2 + 5O2 = 4CO2 + 2H2O + CALOR Já o processo da interação entre metais e soluções é a reação do alumínio com um óxido metálico dando como resultado o metal envolvido e o óxido de alumínio, com liberação de calor.
8Al + 3Fe3O4 = 9Fe + 4Al2O3 + CALOR
2.1.1.1. Aluminotermia
O processo aluminotérmico tem sido bastante utilizado em aplicações específicos onde outros processos conhecidos de soldagem não apresentariam a flexibilidade e condições adequadas para realização no campo. É um processo sem relação com outros conhecidos, por ser baseado em reação química entre materiais ferrosos ou não ferrosos e o alumínio. Assim, de uma forma geral, trata-se tipicamente de um processo que envolve uma reação do alumínio com um óxido metálico, dando como resultado o metal envolvido e óxido de alumínio, com liberação de calor. O processo produz coalescência de metais, pelo aquecimento dos mesmos. Seu surgimento se deu no final do século XIX, com a