Soldagem Oxi-gás
Relatório da prática de soldagem pelo processo Oxi-Gás
Relatório apresentado pelo aluno Bruno Botte como requisito parcial de avaliação da disciplina TM354 -Soldagem, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPR.
Prof. Hélio Padilha
Novembro
2014
1. INTRODUÇÃO
O processo Oxi-Gás é o procedimento que utiliza a combustão de um gás combustível junto com o oxigênio como gás comburente gerando calor, que é utilizado para a fusão do metal-base e do metal de adição, calor é transmitido através de uma chama produzida na ponta de um maçarico. O gás combustível e o oxigênio são combinados em proporções adequadas dentro de uma câmara de mistura. O metal fundido e o metal de adição, se usado, se misturam numa poça comum e se solidificam ao se resfriar. Bastante utilizado para soldagem de chapas finas, tubos de pequenos diametros e soldagem de reparo (manutenção), em aços de baixo carbono e a maioria dos materias não-ferrosos. Utiliza-se equipamentos baratos e portáteis (cilindros, reguladores de pressão, válvulas de segurança, mangueiras e maçarico), processo realizado com pequenos ciclos térmicos, não usa energia elétrica e solda em todas as posições. Porém, é um processo lento, as chamas são pouco concentradas (o que acarreta grandes zonas termicamente afetadas pelo calor), é necessária grande habilidade do soldador, não é econômica para chapas espessas, tem baixa taxa de deposição, manuseia gases perigosos e o uso de fluxo acaba gerando produtos corrosivos no metal Os gases mais empregados são acetileno, propano e hidrogênio e devem apresentar algumas propriedades quando queimado:
1. Alta temperatura de chama
2. Alta taxa de propagação de chama
3. Conteúdo de calor suficiente,
4. Mínimo de reação química da chama com os metais base e adição.
Devido as características de controle da chama e mais se aproximar dos requisitos citados, o gás acetileno é o mais aplicado, o