Quimica
República no Brasil
A primeira constituição foi promulgada no ano de 1891,garantindo assim a participação politica para a maioria da população.
Ainda na recém instalada república as relações entre o legislativo e executivo tornaram-se tensas. Além do período conhecido como velha república, veremos também questões relacionadas ao movimento que culminou com a instituição do regime republicano.
A República dos Marechais (1889 a 1894)
Em 15 de novembro de 1889,aconteceu a Proclamação da república liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Nos cinco anos iniciais, o Brasil foi governado por militares. Deodoro da Fonseca, tornou-se chefe do Governo Provisório .Em 1891,renunciou e quem assumiu foi o vice –presidente Floriano Peixoto.
O militar Floriano, em seu governo, intensificou a repressão aos que ainda davam apoio á monarquia.
Política do Café –com -Leite
A maioria dos presidentes desta época eram políticos de Minas Gerais e São Paulo .Este dois estados eram os mais ricos da nação e, por isso, dominavam o cenário politico da república. Saídos das elites mineiras e paulistas, os presidentes acabavam favorecendo sempre o setor agrícola, principalmente do café (paulista) e do leite(mineiro).A Política do Café –com -Leite sofreu duras criticas de empresários ligados á indústria, que estava em expansão neste período.
Se por um lado a política do café com leite privilegiou e favoreceu o crescimento da agricultura e da pecuária na região Sudeste, por outro, acabou provocando um abandono das outras regiões do país. As regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste ganharam pouca atenção destes políticos tiveram seus problemas sociais agravados.
Revolução Federalista
A Revolução Federalista foi um conflito de caráter político, ocorrido no Rio Grande do Sul entre os anos de 1893 e 1895, que desencadeou uma revolta armada. A revolta atingiu também o Paraná e