Processo de Soldagem Oxi-Gás
1
1. Objetivos da prática
Visualizar o funcionamento do processo de soldagem oxi-gás os cuidados a serem observados, os parâmetros de soldagem e os equipamentos utilizados.
Mostrar a importância da utilização de uma chama para a execução da solda, uma vez que se tem atualmente, processos de soldagem no mercado mais avançados tecnologicamente. Pode-se citar o processo TIG, que pode ser aplicado dentro das mesmas características do processo oxi-gás.
Fazer uma comparação do resultado do processo utilizando a chama com o processo utilizando arco elétrico.
2. Introdução
2.1. Processos de soldagem por brasagem
A técnica de união por brasagem é, provavelmente, a mais antiga forma de unir os materiais, sem considerar os meios mecânicos (Okimoto,1999).
Apesar de ser uma técnica de união sabidamente antiga, segundo o autor, a brasagem é até hoje amplamente utilizada em inúmeras aplicações devido a capacidade de unir materiais de natureza muito distinta e com pequenas seções transversais, utilizados em autopeças, refrigeradores, trocadores de calor, componentes aeronáuticos e aeroespaciais, componentes eletrônicos, etc. Tem ainda a grande vantagem de permitir a união de materiais diferentes, tais como metais e cerâmicas, de difícil execução por outra técnica de soldagem. Um exemplo pode ser visto na figura 2.1 onde é mostrada a união entre componentes tubulares de cobre, com aplicações típicas de componentes para indústria de refrigeração.
2
Figura 2.1. Soldagem a brasagem em tubos de cobre (Okimoto,1999)
Existem várias definições para Brasagem, sendo que duas são mais conhecidas : a oriunda dos Estados Unidos através da AWS (American Welding Society Sociedade Americana de Soldagem), e da Alemanha através da norma DIN.
Segundo a AWS, define-se brasagem como "processo de união de materiais com adequado aquecimento, sendo utilizado um metal de adição cuja temperatura de fusão é superior a 450 C e inferior a Tsolidus dos materiais base. O