Energia Solar
A descoberta do efeito fotovoltaico aconteceu aproximadamenteem 1839, e foi atribuída a Edmund Bacquerel. Este fazia algumas experiências quando verificou que expor platina ou prata a luz, dava origem ao efeito fotovoltaico.
O efeito fotovoltaico pode ser definido da seguinte maneira:
O efeito fotovoltaico é a criação de tensão elétrica ou de uma corrente elétrica correspondente num material, após a sua exposição à luz (https://pt.wikipedia.org).
As primeiras placas fotovoltaicas construídas tinham uma eficiência energética muita baixa, em cerca de 0,5%, mas Charles Fritts duplicou a eficiência da primeira placa ( para 1% ), construindo as primeiras verdadeira células solares.
As primeiras células fotovoltaicas assim produzidas tinham alguns problemas técnicos que foram superados pela química quando Fuller dopou silício primeiro com arsénio e depois com boro obtendo células que exibiam eficiências recorde de cerca de 6%. A primeira célula solar foi formalmente apresentada na reunião anual da National Academy of Sciences, em Washington, e anunciada numa conferência de imprensa no dia 25 de Abril de 1954. No ano seguinte a célula de silício viu a sua primeira aplicação como fonte de alimentação de uma rede telefónica em Americus, na Geórgia.
2. ENERGIA SOLAR
A energia solar propriamente dita é composta por um sistema fotovoltaico que é capaz de gerar energia solar através da radiação solar.
A energia solar é a energia eletromagnética, e a fonte é o sol. E essa energia pode ser transformada tanto em energia térmica como em energia elétrica e a partir daí ser utilizada em diversas aplicações (http://www.ecycle.com.br).
São usados dois tipos de sistemas de energia solar atualmente, que são o Heliotérmico e o Fotovoltaico. No primeiro caso a energia é primeiramente convirtida em energia térmica e no segundo é convertido diretamente em energia elétrica.
2.1 ENERGIA HELIOTÉRMICA (CSP)
A energia heliotérmica funciona através de espelhos