Comparativo Oxi Corte x Corte Plasma
1 OXI-CORTE
1.1 Fundamentos
O Processo de Oxi-corte ou corte a gás (Oxi-Fuel Gas Cutting-OFC) é um processo no qual o corte do metal é obtido pela reação do oxigênio puro com o metal, a alta temperatura. Esta alta temperatura é conseguida inicialmente com o uso de uma chama oxigênio-gás combustível. Para o corte de metais resistentes à oxidação, a reação é auxiliada pela adição de fluxos e pós metálicos. O metal a ser cortado é aquecido por uma chama de pré-aquecimento pelo menos até a temperatura em que ocorre a reação do metal com o oxigênio, chamada de temperatura de ignição, sendo, a seguir, exposto a um jato de oxigênio de alta pureza. A oxidação do metal produz uma quantidade de calor suficiente para fundir o óxido formado, que é expulso pelo jato de oxigênio, ocorrendo, assim, o corte e o aquecimento do material de base adjacente.
O calor gerado durante o corte é suficiente para dar continuidade ao processo, entretanto, a chama de pré-aquecimento é mantida durante toda a operação, pois facilita a reação com o oxigênio, pelo fornecimento de calor à superfície da peça e também evita que o jato de oxigênio seja contaminado pela atmosfera.
O processo é muito versátil, podendo cortar desde peças finas até peças com mais de um metro de espessura de aço. Os equipamentos mais comumente usados podem ser manuais ou mecanizados e efetuar cortes retos, curvilíneos, múltiplos etc.
1.2 Equipamentos
O equipamento usado para o corte a gás é basicamente o mesmo usado na soldagem a gás, diferenciando-se apenas pelo tipo de bico, que é próprio para operações de corte. Este possui as partes essenciais de um maçarico de solda e uma tubulação extra para oxigênio de corte, dotada de uma válvula de acionamento rápido.
Os maçaricos de corte também podem ser do tipo injetor ou misturador e também possuem bicos intercambiáveis, que são trocados de acordo com a espessura