projeto
1. JUSTIFICATIVA
A linguagem é a ferramenta que permite a comunicação entre as pessoas, facilitando a interação e a aquisição de conhecimento.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil determinam que as práticas pedagógicas nesta etapa possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos. Esse contato precoce com livros, textos e audição de histórias e poemas, favorece o desenvolvimento do hábito da leitura. Quem lê mais, aprende mais e com maior facilidade, desenvolve o senso crítico, amplia o vocabulário, estimula a criatividade e facilita a escrita.
Quando a família se envolve nessa prática, a atividade se torna mais significativa. Quando a criança vê seus pais e irmãos lendo ela aprende que ler é uma atividade prazerosa e fortalece o vínculo afetivo entre eles.
2. OBJETIVOS
Introduzir o hábito da leitura;
Ampliar o universo cultural;
Apresentar procedimentos de contato com os livros;
Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura compartilhada como forma de aprender, socializar-se e interagir;
Estimular e desenvolver a linguagem oral;
Fortalecer o vínculo afetivo entre família-criança.
3. METODOLOGIA
Toda sexta-feira uma das crianças será sorteada para levar a maleta para casa, onde familiares farão a leitura com a criança, do livro de sua escolha, dentre os pertencentes ao acervo da maleta.
Na segunda-feira, o aluno traz a maleta de volta, juntamente com a avaliação da atividade, registro dos pais e desenhos do aluno.
Essa avaliação dará subsídio para alterações e adequações ao projeto.
O acervo será colocado em uma sacola personalizada, para estimular o interesse pela atividade, também estarão presentes suportes de interesse dos adultos.
4. RECURSOS HUMANOS
Estarão envolvidos os alunos da 2ª Etapa, os respectivos pais e a