Importancia do papel na comunicação nas empresas coorporativas
Santos 2014
IMPORTANCIA DO PAPEL NA COMUNICAÇÃO ENTRE EMPRESASA COORPORATIVAS
O mundo seria mais difícil se não existisse o papel? Nada de livros, bilhetes, anotações, cartas, jornais, revistas... Tudo bem, ainda teríamos o computador com e-mail, livros e textos virtuais, mas e se fosse necessário imprimir algo? Definitivamente, o papel desempenha uma função muito importante para o ser humano, até porque ele está presente em todas as atividades.
Você vai imprimir um documento? Então, pense de novo. A ideia de que é preciso conter os desperdícios em prol da economia de recursos naturais ganha espaço, mas exige esforços e mudanças culturais. Iniciativas que visam a reduzir o consumo de papel promovem alterações que já começam a ser percebidas nos escritórios: menos armários para arquivos e mais circulação digital de informações.
Aproximadamente 35% das empresas norte-americanas adotaram medidas efetivas para a redução do uso de papel, aponta um levantamento elaborado pela AIIM, organização não governamental que reúne profissionais de informação. De acordo com Jorge Edison Ribeiro, especialista em gestão de processos, ainda não há um estudo preciso sobre os hábitos de consumo de papel no ambiente corporativo no Brasil, mas ele percebe uma proporção semelhante à estadunidense nos escritórios em Curitiba.
Ribeiro destaca que, num mundo tão digital, muito papel ainda está sendo desperdiçado por falta de costume em lidar com novas práticas no cotidiano de trabalho. Assim, 45% dos documentos que são escaneados acabam sendo impressos. Muitas pessoas ainda se sentem mais confortáveis com o documento em meio físico ou sofrem da síndrome de São Tomé: precisam tocar para acreditar.
“O que freia o processo de redução de uso de papel é a falta do conhecimento das tecnologias