MONGE EO EXECUTIVO
HUNTER, James C. Como se tornar um líder servidor e os princípios de liderança de o Monge e o Executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
RESUMO
Tenho observado que existe uma semelhança entre empresas saudáveis e empresas doentes, nessa época decidi parar de tentar consertar os sintomas e começar a focalizar a raiz do problema. Venho desde então ensinando os princípios da liderança servidora: “O líder é o responsável pelo crescimento e declínio de qualquer coisa”, ou “Tudo começa no topo“, ou ainda “Não há equipes fracas, apenas lideres fracos”. Fico decepcionado quando observo muitos gerentes preocupados em causar uma boa impressão ao chefe, em vez de se empenharem em fazer a coisa certa para as pessoas que lideram. Muitas decisões são tomadas a partir de dados de pesquisas sobre o que as pessoas querem em vez de oferecer o que eles precisam. Observo pais tentando serem os melhores amigos dos filhos, em vez de proporcionarem a liderança de que precisam, com limites, amor e disciplina. Educar uma pessoa apenas no intelecto, mas não na moral, é criar uma ameaça a sociedade. Muitos dizem apenas às coisas que as pessoas querem ouvir em vez do que elas precisam ouvir, porque não tem coragem moral de contraria-las com receio de que cancelem suas contribuições. `
Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter. Planejamento, orçamento, organização, solução de problemas, controle, manutenção da ordem, desenvolvimento de estratégias e várias outras coisas, gerência é o que fazemos, liderança é quem somos. O estilo que caracteriza um bom gerente é em geral autoritário e centralizador. Quando recebe treinamento de liderança o objetivo é de tornar as pessoas capazes de administrar coisas, não o de fazer com que liderem e inspirem as outras ações. Um executivo bem sucedido não é necessariamente um líder de sucesso.