Moléculas organicas
Proteínas
Pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida.
Todas contêm carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, e quase todas contêm enxofre. Algumas proteínas contêm elementos adicionais, particularmente fósforo, ferro, zinco e cobre. Seu peso molecular é extremamente elevado.
Caraterísticas Gerais
- São as unidades fundamentais das proteínas.
- Todas as proteínas são formadas a partir da ligação em seqüência de apenas 20 aminoácidos. - Existem, além destes 20 aminoácidos principais, alguns aminoácidos especiais, que só aparecem em alguns tipos de proteínas. Os aminoácidos que intervêm na composição das proteínas (existem outros) são número de 20 e obedecem à estrutura geral representada na figura abaixo:
Funções:
- Reparam proteínas corpóreas gastas (anabolismo), resultantes do contínuo desgaste natural (catabolismo) que ocorre no organismo;
- Constroem novos tecidos;
- Fonte de calor e energia (fornecem 4 Kcal por grama);
- Contribuem para diversos fluídos e secreções corpóreas essenciais, como leite, esperma e muco;
- Transportam substâncias;
- Defendem o organismo contra corpos estranhos (anticorpos contra antígenos);
- Exercem funções específicas sobre órgãos ou estruturas do organismo (hormônios);
Catalisam reações químicas (enzimas):
Aminoácido limitante: Para se avaliar a qualidade de uma proteína, compara-se sua composição de aminoácidos, com a proteína padrão (do ovo), verifica-se qual dos aminoácidos da proteína em estudo está mais deficiente em relação à padrão. O aminoácido que se apresentar em menor quantidade, é o limitante. Desnaturação protéica: Caracteriza-se pela quebra das cadeias lipoprotéicas com a conseqüente desorganização da estrutura