Oraçao aos moços
1) Sobre qual questão Rui Barbosa discorre em seu discurso intitulado “Oração aos Moços”?
Trata-se de uma das mais brilhantes reflexões produzidas pelo jurista, sobre o papel do magistrado e a missão do advogado. O autor faz um balanço de sua vida como, advogado, jornalista e político, podendo ser levada como exemplo para as novas gerações. E indica ausência de princípios importantes na carreira profissional: ética e moral.
2) Quais os valores que o autor destaca dentro do texto e por quê?
Rui Barbosa ao redigir o seu discurso preocupa-se em comentar alguns valores de “berço”, esquecidos ao passar dos anos.
“É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz. Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. (Lucinda, 2005, Só de sacanagem)
A citação de Elisa Lucinda representa o que Rui Barbosa há 90 anos proferiu.
3) Descreva a linguagem utilizada pelo autor:
Para a época, Rui utilizou-se de uma linguagem coloquial, que para nós, é uma perfeita norma culta.
4) Qual a condição básica, segundo Rui Barbosa, para que o profissional de qualquer área tenha sucesso em sua profissão?
O autor deixa claro que para desempenhar sua profissão com êxito, o conhecimento é indispensável para o homem que busca a felicidade em sua profissão, mas ele também ressalta que muito se lê, pouco se reflete sobre a leitura e muito pouco se pensa. Para ele é indispensável que, qualquer