Moluscos e Anelídeos
De
Biologia:
Moluscos e
Anelídeos
Introdução
O objetivo deste trabalho é explicar sobre os filos, Mollusca e Annelida em todos os aspectos (anatomia, fisiologia, ramificações e reprodução).
Desenvolvimento
Moluscos
Anatomia e Fisiologia:
Os moluscos são animais que podem viver em ambientes aquáticos e terrestres. Alguns são fixos, outros se enterram e outros, como as lulas, podem nadar por jato-propulsão. Os cefalópodes apresentam uma “bolsa de tinta” que é uma estrutura defensiva.
Os moluscos constituem um grupo muito bem sucedido na natureza. Ocupam vários ambientes e exibem hábitos de vida bastante diversificados. Os bivaldos, que vivem na água do mar ou dos rios e lagos, podem viver fixos ou enterrados. Muitos podem perfurar rochas e substratos duros.
Alguns como Pécten, podem deslocar-se fechando rapidamente a concha, expulsando a água do seu interior do jato; dessa forma, o animal move-se no sentido oposto ao do jato líquido.
O celoma nos moluscos é definido como uma cavidade completamente revestida por mesoderma. O estudo da embriogênese de muitos animais mostra-nos que a mesoderme forma-se a partir da evaginação do futuro intestino (do mesentoderme). Essas evaginações crescem e, posteriormente, destacam-se do futuro tubo intestinal. A parede interna dos sacos (evaginações) celomáticos fica em contato com a endoderme (que dará origem ao intestino) e a externa em contato com a ectoderme.
A cavidade delimitada pela mesoderme dos sacos celomáticos é o celoma, que é uma cavidade geral secundária dos moluscos. Esse tipo de formação do celoma, a partir do futuro intestino (enteron), é chamado enterocélica e os animais que o possuem são ditos enterocelomados (equinodermos e cordados).
A pele dos moluscos, uma região não coberta pela concha, é muitas vezes promovida de um revestimento ciliar e muito rica em células glandulares, cujas secreções tornam o tegumento úmido e mole.
A concha consiste de uma camada orgânica externa (perióstraco)