Moluscos e Anelídeos
Os moluscos pertencem ao segundo maior filo do Reino Animalia levando em consideração o número de espécies descritas, o filo Mollusca. As principais espécies de moluscos tem como habitat o ambiente marinho mais próximos a costa.
O que caracteriza os moluscos são as estruturas do corpo do animal, uma parte mole revestida com uma concha calcária. Entretanto, nos moluscos há em comum três partes principais, Cabeça, Pé e Saco Visceral.
Os moluscos são divididos em sete classes, Aplacophora, Monoplacophora,
Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. que se ordenam conforme o tamanho e/ou forma da concha, o desenvolvimento das partes do corpo
(Cabeça, Pé e Saco Visceral).
1. Aplacophora Os seres pertencentes a esta classe são caracterizados por não apresentarem a estrutura calcária que os reveste, porém alguns possuem espículas calcárias espalhadas pelo corpo, são animais de pequeno porte (em média 2,5cm de comprimento). Vivem em ambiente marinho e tem como alimento os anelídeos e alguns invertebrados.
Hoje em dia há novas classificações que dividem o grupo em Caudofoveata e
Solenogastres.
2. Monoplacophora Primeiramente eram conhecidos como fósseis até que foram realmente descobertos, vivem em ambiente marinho a uma profundidade de 3000 metros.
São caracterizados pela concha calcária que reveste todo o corpo do animal. 3. Polyplacophora
Da mesma forma que os outros, vivem em ambiente marinho e também são de poucos centímetros de comprimento. Se caracterizam por ter o revestimento calcário divido em 8 placas que se encaixam, logo acima do animal, e a parte de baixo possui um pé bem desenvolvido, o que o permite se locomover rapidamente sobre as rochas. 4. Scaphopoda São caracterizados pela concha calcária tem formato cônico, lembrando a presa de animais.