anelídeos e moluscos
Os anelídeos são animais comuns, diversificados e abundantes, tais como minhocas, os nereis, sanguessugas e inúmeras espécies de vermes marinhos, conhecidos como poliquetos, frequentemente de hábitos crípticos (animais que vivem enterrados, ou debaixo de pedras etc.), de enorme beleza e diversidade de formas.
De modo geral, suas espécies apresentam tamanhos iguais ou menores que 10 cm de comprimento e 2 a 3 mm de diâmetro. Sua característica principal é o corpo segmentado, ou seja, dividido em segmentos contendo estruturas que se repetem ao longo do corpo. A parede do corpo é constituída de uma cutícula, secretada pela epiderme, debaixo da qual se encontra uma camada de músculos circulares e outra de músculos longitudinais. A seguir, encontra-se o celoma, compartimento revestido por mesoderme e cheio de líquido, que se delimita externamente com a parede do corpo e internamente com a endoderme (cavidade intestinal). O celoma apresenta várias funções, além de servir como meio de transporte de substâncias (O2, CO2, nutrientes e excretas), sustentação e proteção dos órgãos internos, nos anelídeos em particular pode funcionar como local de armazenamento e amadurecimento de gametas e como esqueleto hidrostático. Apresentam sistema digestório completo e sistema circulatório fechado, com presença de sangue. Habitat e modos de vida.
A maioria das minhocas vive em terra úmida e algumas são dulcícolas, ou seja, habitam ambientes de água doce. Os poliquetos são vermes marinhos, vivendo enterrados na areia das praias, Podem ser de vida livre ou simbionte (alguns são ectoparasitas hematófagos).