Anelídeos e Moluscos
ANELÍDEOS E MOLUSCOS
3° BIMESTRE
ANELÍDEOS
1. Introdução (definição do filo)
Os anelídeos são animais pertencentes ao filo Annelida e que possuem o corpo alongado e cilíndrico com inúmeros anéis dispostos em sequência, o que justifica o nome do filo. Existem mais de 15.000 espécies destes animais em praticamente todos os ecossistemas, terrestres, marinhos e de água doce. São celomados, ou seja, com a cavidade do corpo preenchida de um fluido, onde o intestino e os outros órgãos se encontram suspensos. Encontram-se anelídeos com tamanhos de menos de um milímetro até mais de 3 metros. Os animais que fazem parte desse grupo são classificados em Oligochaeta (minhocas), Polychaeta (poliquetos) e Achaeta ou Hirudinea (sanguessugas).
2. Classificação Científica da Minhoca Minhocuçu
Reino:Animalia
Filo:Annelida
Classe:Clitellata
Subclasse:Oligochaeta
Ordem:Haplotaxida
Família:Glossoscolecidae
Gênero:Rhinodrilus
Espécie: Rhinodrilus alatus
3. Anatomia externa do corpo (como é o corpo por fora)
As espécies que constituem esse filo apresentam o corpo mais ou menos cilíndrico e alongado, organizado em segmentos ou anéis (chamados de metâmeros), que se repetem no sentido do comprimento do animal. A maioria dos anelídeos apresenta o corpo vermiforme; ao longo deste há pequenas cerdas de natureza quitinosa que são elementos auxiliares na locomoção dos animais.
4. Anatomia interna do corpo (como é o corpo por dentro)
Receptáculo seminal: bolsa na barriga da minhoca.
Nefrídio: desempenha o papel dos rins.
Moela: bolso usado como estômago.
Jabot: protuberância do esôfago.
Coração: órgão de bombeamento sangue
5. Habitat
A maioria das minhocas vive em terra úmida e algumas são dulcícolas. Os poliquetos são, em sua maioria, marinhos, vivem rastejando na areia do fundo de oceanos ou enterrados na areia das praias. As sanguessugas são, principalmente, dulcícolas, existindo espécies marinhas e aquelas que habitam terra úmida.
6.