Brinquedo
Ação e significado no brinquedo: Para as crianças de até três anos, são os objetos que “dizem” o que elas têm que fazer. Quando ainda são muito pequenas, os objetos tem uma força que motiva e determina o comportamento dessas crianças. Podemos dizer, também, que o objeto tem características contraditórias: ao mesmo tempo que leva a criança à imaginação, faz cm que esses pensamentos imaginários se tornem reais. “O brinquedo cria na criança uma nova forma de desejos. Ensina-a a desejar, relacionando seus desejos a um eu fictício, ao seu papel no jogo e suas regras.
É através do brinquedo que a criança consegue realizar seus desejos, faz com que a imaginação se torne uma ação real.
Estaríamos errados em afirmar que o brinquedo é uma atividade sem propósito. Nos jogos atléticos, por exemplo, é o propósito que decide o jogo e justifica a atividade.
É importante lembrar, também, que os brinquedos com regras também são objetivos e eficientes. Quanto mias rígidas, mais exigência da atenção da criança, maior regulação de suas atividades.
HISTÓRIA DO BRINQUEDO:
O brinquedo está tão impregnado em nossas vidas, nosso cotidiano, que até parece que foi uma ferramenta valorizada como instrumento educativo. É verdade que a inexistência de estudos historicos, quando tratamos de brinquedos, nos é levado não só a acreditar, mas também em adotar a historia do brinquedo da sociedade Francesa. A evolução do brinquedo, na França, aconteceu de uma forma bem rápida, chegando a acompanhar os períodos de colonização.