ensaio de tração
OBJETIVO: Determinar as propriedades mecanicas, tais como: Limite de resistencia; Limite de escoamento; Limite de elasticidade; Limite de proporcionalidade; Alongamento; Redução de area ou extricção.
FUNDAMENTO TEORICO
O ensaio consiste em aplicar uma força (carga) axial, lentamente em um corpo de prova com dimensões padronizadas, de modo a produzir sua deformação e finalmente sua ruptura.
DEFORMAÇÃO: É a variação das dimensões do corpo de prova devido a aplicação de uma força.
DEFORMAÇÃO ELASTICA: É aquela que desaparece quando a força é eliminada.
DEFORMAÇÃO PLASTICA: É aquela que deforma permanentemente o corpo de prova.
TENSÃO: A força de tração atua sobre a área da seção transversal do material. Tem-se assim uma relação entre essa força aplicada e a área do material que está sendo exigida, denominada tensão. =0 F=Ta T= A= mm2 F= kgf
DIAGRAMA TENSÃO DEFORMAÇÃO
Quando um corpo de prova é submetido a um ensaio de tração, pode-se construir um diagrama denominado (tensão deformação) pelas medidas diretas das tensões e deformações.
Legenda: Tf= maxima tensão =deformação elastica Tr= tensão de ruptura =deformação plastica Te= tensão de escoamento =extricção Tp= tensão de proporcionalidade
1.0 FASE ELASTICA: É a fase na qual o material recupera suas dimensões originais após a retirada dos esforços externos sobre ele. A fase elástica obedece a (lei de hooke) representada algebricamente por σ = E. ε . O “E” representado na fórmula é denominado de módulo de elasticidade ou módulo de Young.
2.0 FASE DE PROPORCIONALIDADE: É aquela onde as tensões são proporcionais as deformações. T= KE
3.0 FASE PLASTICA: É aquela em que o material apresenta