68876432-1
252 palavras
2 páginas
SÚMARIO1- Introdução
2- Desenvolvimento
3- Conclusão
4- Referências
Introdução
Este trabalho tem como objetivo o estudo da área do Morro do Bumba em Niterói, município do Rio de Janeiro, afetada pela contaminação do solo, causada pelo acúmulo de substâncias tóxicas e prejudiciais ao meio ambiente, como por exemplo uma grande concentração de gás metano proveniente da decomposição dos resíduos de um antigo lixão instalado no local.
Assim estudaremos as origens, causas e consequências de tal passivo ambiental
DESENVOLVIMENTO
O morro era de fato um lixão, desativado desde 1981. Num filme de 1980, de autoria de Ronaldo German, são mostrados os caminhões constantemente trazendo lixo sem nenhum tratamento, o que ocorreu por aproximadamente 15 anos.
Desde sua desativação, na elevação formada pela acumulação de resíduos, foram construídas habitações. Desde o início dos anos 2000, já vinham sendo registrados deslizamentos de terras e desabamentos de casas nessa área instável e contaminada. Todavia, a expansão do assentamento foi tolerada e mesmo estimulada pelo Poder Público municipal, que, em 1996, realizou obras de urbanização sobre terrenos onde nada deveria ser construído. Os riscos para a população eram conhecidos. Além da instabilidade do terreno, a decomposição do lixo resulta na produção de metano (com risco de explosões) e de chorume - o percolado tóxico. No morro do Bumba, casas, reservatórios de água e lixo compartilham o mesmo espaço.6 No entanto, as casas no Morro do Bumba, soterradas pelos deslizamentos de terras, nem sequer estavam na lista das moradias consideradas em áreas de risco pela prefeitura local.